Pular para o conteúdo principal

VAMOS NOS ATUALIZAR SOBRE VARIZES


Resultado de imagem para VARIZES
As varizes e micro varizes geralmente se desenvolvem à medida que envelhecemos. Os vasos sanguíneos dilatados aparecem com maior frequência nas pernas e pés, devido à pressão causada por andar e ficar em pé.
Além de serem comuns, as varizes dificilmente são sinais de doenças mais graves. As mulheres são mais afetadas do que os homens.
50% da população adulta sofre de varizes.
Causas:
As artérias carregam o sangue do coração para o resto do corpo. As veias retornam o sangue do resto do corpo para o coração, para que o sangue circule. As veias das pernas trabalham contra a gravidade, ajudadas por contrações musculares.
– Idade. Com o passar do tempo, as veias se alargam e se tornam varizes. As veias ficam azuis porque contêm sangue desoxigenado, que está em processo de recirculação através dos pulmões.
– Gravidez. A gravidez aumenta o volume de sangue no corpo, porém diminui o fluxo sanguíneo das pernas para a pélvis. A mudança circulatória é orquestrada pelo organismo para favorecer o feto, podendo causar alguns efeitos colaterais como as varizes.
Mudanças hormonais durante a gravidez também influenciam para o desenvolvimento de veias dilatadas. A condição geralmente melhora 12 meses após o parto.
Fatores de risco:
– Hereditariedade e histórico familiar.
– Idade avançada.
– Ficar em pé durante muito tempo.
– Terapia de reposição hormonal pós-menopausa.
– Estar acima do peso.
– Uso de pílulas anticoncepcionais.
– Ficar sentado durante muito tempo com as pernas cruzadas.
– Usar roupas justas.
– Histórico de coágulos sanguíneos.
– Uso de esteroides tópicos.
– Exposição a raios ultravioleta.
– Traumas na pele.
– Cirurgia venosa.
– Outras condições que aumentam a pressão sanguínea.
Sintomas:
Algumas pessoas não apresentam sintomas, porém podem se preocupar com a estética. Os sintomas incluem:
– Cansaço nas pernas.
– Coceira.
– Pernas inchadas.
– Câimbras nas pernas.
– Coloração amarronzada na pele, principalmente nos tornozelos.
Os sintomas geralmente se agravam após longos períodos em pé ou sentado. Em mulheres, os sintomas também se agravam durante a gravidez.
Quando o tratamento é necessário?
Quando as veias fazem com que andar e ficar em pé seja doloroso, é a hora de visitar o médico. A visita também é necessária se feridas se formarem perto das varizes ou se os pés e tornozelos incharem.
Condições associadas perigosas:
– Úlceras de estase venosa.
– Infecções bacterianas ou fúngicas.
– Tromboflebite.
– Hemorragia venosa.
O objetivo do tratamento é reduzir os sintomas e riscos de complicações. Como nem todas as veias varicosas requerem tratamento médico, o objetivo pode ser simplesmente estético.
Para se prevenir das varizes mantenha um estilo de vida saudável, evite salto-alto e roupas apertadas e mude a posição do seu corpo sempre que estiver sentado ou em pé durante longos períodos.
As varizes tem cura, porém é sempre melhor se prevenir!

FONTE:CLEVELANDCLINIC/MAYOCLINIC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXAME DE FEZES, MATERIAL PODE SER GUARDADO E POR QUANTO TEMPO

Quando o médico solicita um  exame parasitológico de fezes – EPF , normalmente o paciente não consegue  colher a amostra  no próprio laboratório, geralmente tem mais facilidade para colher no seu lar, entretanto, dependendo do horário, o laboratório estará fechado, outras vezes não é possível levar o material no mesmo instante que fez a coleta, veja aqui o que pode ser feito nestes casos, e  se realmente pode guardar as fezes na geladeira e por quanto tempo para testes epf, cultura, rotavírus e sangue oculto . O teste EPF vai investigar se existe protozoários e  e/ou helmintos neste material biológico, conforme informamos, ao realizar o  exame de fezes, não necessita ficar jejum antes da coleta , o procedimento pode ser realizado em casa, mas algumas recomendações devem ser seguidas para que o resultado seja fidedigno. Como coletar amostra de fezes e conservar antes de levar ao laboratório A coleta da amostra de fezes pode ser realizada a qualquer ...

Quem tem implante dentário pode fazer Ressonância Magnética?

Uma dúvida comum no mundo dos diagnósticos por imagem é: quem tem implante dentário pode fazer Ressonância Magnética? Para as pessoas que estão pensando em fazer implantes dentários e ressonância magnética, pode ser melhor pensar sobre isso antes de passar por esses dois processos, um após o outro. Com base em pesquisas, pode haver algumas dificuldades relacionadas aos implantes dentários para pessoas que são obrigadas a fazer uma Ressonância Magnética. No entanto, isso não significa que passar por este procedimento médico não seja mais recomendado. É apenas sobre entender quaisquer riscos potenciais ou impactos biológicos da Ressonância Magnética para pessoas com implantes dentários. No próximos tópicos vamos explicar melhor a relação entre os dois procedimentos e entender se quem tem implante dentário pode fazer Ressonância Magnética ou se é melhor evitar. Imãs em implantes dentários No campo da odontologia, o uso de ímãs tornou-se bastante popular e funcional. P...

Visual de Silvio 'viraliza' em grupos de WhatsApp de médicos e dentistas...

Foto de Silvio Santos com "traços" de possíveis locais em que ele fez intervenções estéticas (WhatsApp) A foto de Silvio Santos em um aeroporto dos EUA chamou a atenção das redes sociais no fim de semana. Na foto, ele aparece jovial, com novo corte de cabelo, e a mudança no visual foi elogiada até por seu histórico cabeleireiro e amigo, Jassa. No entanto a foto de Silvio "viralizou" também em um outro "universo": no WhatsApp a imagem virou tema de análise de especialistas em estética. A coluna teve acesso a algumas mensagens e conclusões desses especialistas (cirurgiões plásticos e dentistas). Dois pontos parecem unânimes:.. 1 - Silvio fez harmonização facial, preenchimento e possivelmente botox em várias regiões do rosto;  2 - O resultado ficou excelente Desde sábado, médicos e cirurgiões dentistas (que apesar da grita do CRM podem, sim, aplicar botox e fazer outras ações estéticas da harmonização) tentam desvendar o maior mistério do mundo da pl...