Pular para o conteúdo principal

ANS determina inclusão de novos 18 procedimentos nos planos de saúde.




As regras dos planos de saúde vão sofrer modificações no inicio de 2018. As benéficas aos clientes são a inclusão de 18 procedimentos – exames, cirurgias e terapias – na cobertura dos convênios a partir de 2 de janeiro. Esta é uma determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS).
Além destas boas mudanças, há também algumas que não são tão favoráveis aos consumidores, como o fim da proibição de reajustes para usuários maiores de 60 anos de idade e a redução do valor de multas pagas pelas operadoras em caso de negativa de atendimento, que estão em análise no Congresso Nacional.
O relatório apresentado pelo deputado Rogério Marinho (PMDB-RN) para reformular a lei de Planos de Saúde será votado na próxima quarta-feira (29/11) na Câmara. “As alterações que serão analisadas favorecem operadoras e prejudicam o consumidor”, adverte o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Atualmente lista de procedimentos cobertos pelos convênios é atualizada a cada dois anos, e aplicada nos planos “novos”, ou seja, regidos pela Lei 9.656 de 1998. As operadoras que não cumprem as normas ficam sujeitas a punições da ANS.
Além da inclusão dos itens, a cobertura de outros sete procedimentos foi ampliada, incluindo novas regras para medicamentos orais contra o câncer. Também será novidade nas exigências mínimas a inclusão, pela primeira vez, de um medicamento para tratar esclerose múltipla.
A ANS informou que vai monitorar a aplicação dos novos procedimentos durante um ano e, se constatar aumento de custos, essa diferença será avaliada no reajuste do ano seguinte.
Confira as principais novas coberturas
– Elastrografia Hepática Ultrassônica
Exame de imagem para diagnosticar fibrose hepática.
– Radiação para cross linking corneano
Para tratamento do ceratocone (doença que afeta a córnea).
– Ressonância Fluxo Liquórico
Exame para avaliação do fluxo do líquido cefalorraquidiano (LCR).
– Terapia Imunoprofilática
O Palivizumabe é anticorpo específico que atua na prevenção da infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR).
– Antígenos de Aspergillus GalactoMannan 
Exame para diagnosticar aspergilose pulmonar.
– Cadeias levres e livres Kappa/Lambda/Dosagem/Sangue 
Exame laboratorial para o diagnóstico e o acompanhamento de pacientes com mieloma múltiplo e gamopatias monoclonais.
– Ablação percutâneas por radiofrequência para tratamento do osteoma osteóide 
Procedimento orientado por métodos de imagens que se utiliza de agulhas especiais para provocar dano celular por ação térmica a células de tumor ósseo benigno.
– Detecção/tipagem herpes vírus 1 e 2 no líquor
Exame laboratorial para o diagnóstico de meningite viral.
– Tratamento de câncer de ovário
Ressecção/debulking de massa tumoral maligna ovariana por via laparoscópica.
– Recanalização Tubária Laparoscópica
Procedimento para restaurar, por laparoscopia, a permeabilidade das tubas uterinas.
– Refluxo Vésico-Ureteral endoscópico
Tratamento endoscópico para correção do refluxo vesico-ureteral em crianças.
– Toxoplasmose
Pesquisa em Líquido Amniótico por PCR (com DUT) para o diagnóstico da toxoplasmose gestacional.
Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXAME DE FEZES, MATERIAL PODE SER GUARDADO E POR QUANTO TEMPO

Quando o médico solicita um  exame parasitológico de fezes – EPF , normalmente o paciente não consegue  colher a amostra  no próprio laboratório, geralmente tem mais facilidade para colher no seu lar, entretanto, dependendo do horário, o laboratório estará fechado, outras vezes não é possível levar o material no mesmo instante que fez a coleta, veja aqui o que pode ser feito nestes casos, e  se realmente pode guardar as fezes na geladeira e por quanto tempo para testes epf, cultura, rotavírus e sangue oculto . O teste EPF vai investigar se existe protozoários e  e/ou helmintos neste material biológico, conforme informamos, ao realizar o  exame de fezes, não necessita ficar jejum antes da coleta , o procedimento pode ser realizado em casa, mas algumas recomendações devem ser seguidas para que o resultado seja fidedigno. Como coletar amostra de fezes e conservar antes de levar ao laboratório A coleta da amostra de fezes pode ser realizada a qualquer ...

Quem tem implante dentário pode fazer Ressonância Magnética?

Uma dúvida comum no mundo dos diagnósticos por imagem é: quem tem implante dentário pode fazer Ressonância Magnética? Para as pessoas que estão pensando em fazer implantes dentários e ressonância magnética, pode ser melhor pensar sobre isso antes de passar por esses dois processos, um após o outro. Com base em pesquisas, pode haver algumas dificuldades relacionadas aos implantes dentários para pessoas que são obrigadas a fazer uma Ressonância Magnética. No entanto, isso não significa que passar por este procedimento médico não seja mais recomendado. É apenas sobre entender quaisquer riscos potenciais ou impactos biológicos da Ressonância Magnética para pessoas com implantes dentários. No próximos tópicos vamos explicar melhor a relação entre os dois procedimentos e entender se quem tem implante dentário pode fazer Ressonância Magnética ou se é melhor evitar. Imãs em implantes dentários No campo da odontologia, o uso de ímãs tornou-se bastante popular e funcional. P...

Visual de Silvio 'viraliza' em grupos de WhatsApp de médicos e dentistas...

Foto de Silvio Santos com "traços" de possíveis locais em que ele fez intervenções estéticas (WhatsApp) A foto de Silvio Santos em um aeroporto dos EUA chamou a atenção das redes sociais no fim de semana. Na foto, ele aparece jovial, com novo corte de cabelo, e a mudança no visual foi elogiada até por seu histórico cabeleireiro e amigo, Jassa. No entanto a foto de Silvio "viralizou" também em um outro "universo": no WhatsApp a imagem virou tema de análise de especialistas em estética. A coluna teve acesso a algumas mensagens e conclusões desses especialistas (cirurgiões plásticos e dentistas). Dois pontos parecem unânimes:.. 1 - Silvio fez harmonização facial, preenchimento e possivelmente botox em várias regiões do rosto;  2 - O resultado ficou excelente Desde sábado, médicos e cirurgiões dentistas (que apesar da grita do CRM podem, sim, aplicar botox e fazer outras ações estéticas da harmonização) tentam desvendar o maior mistério do mundo da pl...