Pular para o conteúdo principal

Você sabe como se prevenir do Herpes-zoster



O herpes-zoster afeta milhões de pessoas anualmente. As complicações dessa doença são maiores para pacientes imunocomprometidos (aqueles cujos mecanismos normais de defesa contra infecção estão comprometidos).
A vacina atenuada HZ (herpes-zoster) é recomendada para pacientes imunocompetentes (aqueles que possuem o organismo capaz de combater adequadamente micro-organismos patógenos ou parasitas produzindo anticorpos)  de 60 anos ou mais para a prevenção de neuralgia pós-herpética e herpes-zoster.
Mesmo que a vacina reduza por 97% os incidentes da doença, sua duração é de apenas 10 anos (fazendo-se necessário um reforço da vacina a cada década).
Pesquisas estão sendo feitas para o desenvolvimento de uma vacina que seja segura, efetiva e de longo prazo para pacientes imunocomprometidos.
O herpes-zoster, popularmente conhecido como “cobreiro”, representa a reativação do vírus chamado varicela-zoster. Após a infecção inicial, geralmente na infância, o vírus pode ficar inativo no organismo por décadas.
A razão exata para que o vírus se reative ainda não é completamente compreendida, porém já se sabe que está associada ao declínio do mecanismo imunológico celular. Esse declínio ocorre com a idade avançada, doenças que possam comprometer o sistema imunológico, como HIV e câncer ou terapias imunossupressoras, como corticosteroides.
O HZ (herpes-zoster) é uma doença tipicamente autolimitada, caracterizada por erupção cutânea unilateral (pequenas bolhas cheias de líquido cercadas por área avermelhada somente em um lado do corpo). Essa doença se torna muito mais grave em pacientes com imunidade baixa, podendo disseminar a infecção para outras partes do corpo.
O tratamento com medicamentos antivirais pode reduzir os sintomas agudos do HZ, porém tem efeito mínimo na prevenção da neuralgia pós-herpética (complicação mais comum do HZ).
Complicações:
O HZ pode causar complicações sérias e raras que incluem encefalite, herpes oftalmológico, herpes zoster oticus, mielite e retinite.
A complicação mais comum do HZ é a neuralgia pós-herpética, uma dor persistente que dura pelo menos 3 meses, com duração média de 3.3 anos (podendo durar até 10 anos em alguns casos).
A dor crônica, causada pela neuralgia pós-herpética afeta significantemente a qualidade de vida do paciente, causando deficiência física e emocional. Casos de suicídio foram reportados.
O herpes-zoster também apresenta complicações para a economia. O custo para o tratamento do HZ é relativamente alto, sendo que o valor pode ser 5 vezes maior para o tratamento da neuralgia pós-herpética.
Os pacientes imunocomprometidos tem os custos até 3 vezes maiores com o tratamento dessas doenças do que os pacientes comuns.
A vacina é contraindicada para pacientes com histórico de alergia a qualquer componente de vacinas, pacientes que possuem condições imunossupressoras ou deficientes e grávidas.
É possível evitar o HZ e a neuralgia pós-herpética com a vacinação!
Novas vacinas estão sendo desenvolvidas para que o reforço, após 10 anos, não seja necessário.
Se informe com o seu médico para saber se você já pode se vacinar.

Fonte: http://jblog.com.br/asuasaude/2017/11/24

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXAME DE FEZES, MATERIAL PODE SER GUARDADO E POR QUANTO TEMPO

Quando o médico solicita um  exame parasitológico de fezes – EPF , normalmente o paciente não consegue  colher a amostra  no próprio laboratório, geralmente tem mais facilidade para colher no seu lar, entretanto, dependendo do horário, o laboratório estará fechado, outras vezes não é possível levar o material no mesmo instante que fez a coleta, veja aqui o que pode ser feito nestes casos, e  se realmente pode guardar as fezes na geladeira e por quanto tempo para testes epf, cultura, rotavírus e sangue oculto . O teste EPF vai investigar se existe protozoários e  e/ou helmintos neste material biológico, conforme informamos, ao realizar o  exame de fezes, não necessita ficar jejum antes da coleta , o procedimento pode ser realizado em casa, mas algumas recomendações devem ser seguidas para que o resultado seja fidedigno. Como coletar amostra de fezes e conservar antes de levar ao laboratório A coleta da amostra de fezes pode ser realizada a qualquer ...

Quem tem implante dentário pode fazer Ressonância Magnética?

Uma dúvida comum no mundo dos diagnósticos por imagem é: quem tem implante dentário pode fazer Ressonância Magnética? Para as pessoas que estão pensando em fazer implantes dentários e ressonância magnética, pode ser melhor pensar sobre isso antes de passar por esses dois processos, um após o outro. Com base em pesquisas, pode haver algumas dificuldades relacionadas aos implantes dentários para pessoas que são obrigadas a fazer uma Ressonância Magnética. No entanto, isso não significa que passar por este procedimento médico não seja mais recomendado. É apenas sobre entender quaisquer riscos potenciais ou impactos biológicos da Ressonância Magnética para pessoas com implantes dentários. No próximos tópicos vamos explicar melhor a relação entre os dois procedimentos e entender se quem tem implante dentário pode fazer Ressonância Magnética ou se é melhor evitar. Imãs em implantes dentários No campo da odontologia, o uso de ímãs tornou-se bastante popular e funcional. P...

Visual de Silvio 'viraliza' em grupos de WhatsApp de médicos e dentistas...

Foto de Silvio Santos com "traços" de possíveis locais em que ele fez intervenções estéticas (WhatsApp) A foto de Silvio Santos em um aeroporto dos EUA chamou a atenção das redes sociais no fim de semana. Na foto, ele aparece jovial, com novo corte de cabelo, e a mudança no visual foi elogiada até por seu histórico cabeleireiro e amigo, Jassa. No entanto a foto de Silvio "viralizou" também em um outro "universo": no WhatsApp a imagem virou tema de análise de especialistas em estética. A coluna teve acesso a algumas mensagens e conclusões desses especialistas (cirurgiões plásticos e dentistas). Dois pontos parecem unânimes:.. 1 - Silvio fez harmonização facial, preenchimento e possivelmente botox em várias regiões do rosto;  2 - O resultado ficou excelente Desde sábado, médicos e cirurgiões dentistas (que apesar da grita do CRM podem, sim, aplicar botox e fazer outras ações estéticas da harmonização) tentam desvendar o maior mistério do mundo da pl...