As crianças não devem beber leite antes de dormir por causa das cáries dentárias.
O leite é inofensivo durante o dia, mas à noite o corpo não é capaz de produzir saliva suficiente para atenuar um açúcar presente na lactose.
Além do leite, também os sumos de fruta, as barras de cereais, as peças de fruta e os iogurtes que são consumidos ao longo do dia estão repletos de açúcar e são também fatais para o aparecimento de cáries.
“O leite, como sabemos, tem alguma concentração de açúcar. (…) Se realmente não se lavrar os dentes após a ingestão do leite, o leite vai ficar de certa forma agarrado à placa bacteriana que já pode existir no início da vida e daí, através da presença dos micróbios e de lactobacilos, desenvolve-se imediatamente a cárie”.
Nesta matéria, a prevenção é a palavra de ordem e defende que a mãe, logo após o nascimento do bebê , tem de ter cuidados extremos com a higiene oral da criança.
“A mãe tem que começar a higienizar as gengivas com uma luvinha, nunca dar beijinhos na boca do bebé, porque o micróbio é transmissível e isso pode começar a ser um princípio de que o micróbio se possa alojar logo nos primeiros dentes, e, a partir daí, temos o problema das cáries e, às vezes, incontroláveis”, avisa.
Devemos alertar ainda para os riscos de se colocar um bocadinho de açúcar na mamadeira para aliciar o bebé. Esse açúcar, concentrado ao nível das gengivas e dos dentes de leite, tende a provocar cárie.
O essencial é ensinar, logo de princípio, as crianças a escovar os dentes.
“O importante, importante, é a higiene e deve-se começar ainda antes dos dentes nascerem com uma pequena massagem nas gengivas, que tem dois benefícios:
1- facilita a erupção dos dentes e é menos sofrimento para o bebé:
2 - começa a criar-lhe o hábito de ter de fazer higiene e o próprio bebé depois vai ter maior apetência e, inclusive, pedir à mãe para lavar os dentes”.
Fonte: odontobebe.com
Comentários
Postar um comentário